Vocacional






O Programa Vocacional tem como objetivo a instauração de processos criativos emancipatórios por meio de práticas artístico-pedagógicas. Nesse contexto, abrem possibilidades de o indivíduo se tornar sujeito de seus próprios atos e seus próprios percursos. Para tanto, essas práticas artístico-pedagógicas buscam a apropriação dos meios e dos modos de produção ao instaurar novas formas de convivência, territórios de aprendizado e de transformação mútua.

O Programa oferece a possibilidade de formação cidadã e de público consciente e crítico em relação ao meio social em que vive, sendo o Programa aqui não entendido como “escola” nos moldes formais, mas capaz de tornar seus participantes conscientes das implicações e significados da prática artística em suas vidas, relacionando-a outros aspectos, culturais, históricos e sociais, fazendo assim da arte um meio para uma ação formadora ainda mais abrangente. 

 
Abrem-se, assim, perspectivas de ocupação de espaços públicos por novos grupos e entidades das comunidades, agregando valor a esta ocupação dos bens públicos, criando novos lugares em que cada comunidade das diversas regiões da cidade pode ver revitalizado culturalmente não apenas o seu bairro mas também sua região. Da arte surge uma relação de ensino e aprendizagem do e no espaço público, o que dá acesso não somente ao aprendizado das diferentes linguagens artísticas mas também, e principalmente, socializa os conhecimentos para a criação do artista vocacionado, como é chamado o participante dos projetos.

O Programa Vocacional é aberto a maiores de 14 anos.







SOBRE OS PRINCÍPIOS DO PROGRAMA

Os seis princípios do Programa são pressupostos, pontos de partida que definem nossa ação artístico-pedagógica, em constante abertura e movimento no diálogo com os processos criativos com as turmas e grupos vocacionais. Eles são dados em uma perspectiva relacional.

O artista-orientador e o coordenador como mestres ignorantes – Significa atuar em parceria, nos quais os envolvidos em um processo se abrem para a construção de um conhecimento comum.

O nomadismo no espaço público – Significa produzir e conhecer novos territórios, espaços físicos culturais e espaços imaginários na cidade, criando novas possibilidades de ocupação em relação ao espaço público.

A ação cultural – São ações capazes de interromper, de criar novos hábitos e valores culturais, possibilitando novas maneiras do fazer artístico.
As relações entre forma e conteúdo – Significa investigar a própria construção artística, experimentando e refletindo sobre a tensão entre o que se é e o que se observa através do mundo.

O registro e a memória dos processos – Significa construir a memória de um processo, por meio de registros constantes em suportes e de modos diversos.

Apreciação / Contemplação / Reflexão – Significa um exercício ativo de imaginação e reflexão sobre a obra que se cria.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. - toda ordem e toda aparencia deve ser mudada -"

    ResponderExcluir
  3. - toda ordem e toda aparencia deve ser mudada -"

    ResponderExcluir
  4. Muito digno Nobre Proposta....[por fim ::A tensao do que é e do que se Observa de Fato!!!! - Acho que o que seObservadeFato, , issso, É mais...é exigido ++++++++++
    É querermos Sentir +++, Vivermos mais Buscarmos +++,,, ,,,Ou simplesmente Sentir ser Tocado e Pertencido ...[como a Tv proponhe],, e Perceber que ha algo errAdo ..., Mas o UniversoNatural! deveria oferecer Se apresentar mais de Fato!<, e NAO OCULTAR, como ocorrre!!, -->>Temos q ser seduzidos ,Seduzir e Sermos seduzidos .!!!. ............
    ..--2!!! , Gostei da ideia de Sugerir Espaços Imaginari Na cidadeee...É isso, implicar emoçoes, momentosss......Podemos nos permitir muitos nehhhh Acho que algo mais ..Mais tbm Dependenmos de Algo Maior!!!...O efeito a Força e o Valorrrr,,, isso é em conjunto ... A sociedade precisa Se Aliviarrrr , serem Aliviadasss!!! ... Precisa ""Massagear a alma das pesssoas"" >bm sugerir o ritmo o embalo real >>>>Que Musica TOCA no meu dia a DIA??... > O que a cidade me oferece , o que o tao POuco de natureza me oferece !....Veja[revista], o Principio primario da vida é a Natu!!!, mas é um a bela natureza, e Vasta e Mistica ....Sinuo-sa, Construtiva e destrutiva ... ehhh Mas desafiadora ... no sentido Rico da palavra , oque [envolve] a gente!...Cara SP, nao ha mistica no nosso dia dia cara , e no DIADIA de quem faz TRavessias, tipo de qm salta de cidade pra cidade, no caso Guarulhos\SP!!... meu amigo ...É penoso ´maçanteeee!!!... prrrr!!! nao somos burrros bois mentes sem cerebro ...temos cerebro e temos alma ....qDigocomisso?? ,uma coisa BasicA!...precisamos de compensaçoes precisamos de Ambientes...1.Toda ordem do estrutural funcional deve ser mudada Tm q Serrrr...veja Boi nao precisa de um transporte!!! bonito , um t. q reflita um beleza maior da Natureza!!! O ser humano precisa , e muito +++ qeee issso ...ser tocado pela vida SermosTocados ...
    ...--- Simp apenas lhe digo : ...esse tema e outros eu tenho trabalhado martelado .. apenas eu digo Assino um Face É Charles Ackermann Ou Scharles Haertskin [Haerzskin] q seja

    ResponderExcluir
  5. Faço parte do Vocacional desde 2013 e estou sentindo muita falta de sua versão 2017. Já existe uma previsão de início de novas turmas?

    ResponderExcluir