ENCONTRO "PROCESSOS ARTÍSTICOS"

PROCESSOS ARTÍSTICOS, CIDADE E INFÂNCIA(S)

2015


O encontro PROCESSOS ARTÍSTICOS, CIDADE E INFÂNCIA(S)evento público e gratuito, destina-se à discussão e à reflexão do tema da formação artístico-cultural a partir da experiência do Programa de Iniciação Artística (PIÁ), oferecido pelo Departamento de Expansão Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com a proposição de palestras com a Dra. Adriana Friedman e Dra. Marina Marcondes, rodas de conversa e vivências processuais, além do lançamento da publicação referente ao encontro de 2014.

Dando continuidade ao primeiro encontro público sobre formação iniciado em 2014, Processos Artísticos, Tempos e Espaços, a temática para este novo encontro, Processos Artisticos, Cidade e Infância(s), será focada em discussões sobre a infância e seus diversos prismas, à luz das práticas tranversais desenvolvidas pelo programa, que incluem encontros de iniciação artística com as crianças, encontros com as famílias e diversas ações compartilhadas que envolvem desde a escola até as comunidades onde o programa atua.



Palestrantes convidados:
Adriana Friedman (25/09, Centro Cultural São Paulo) e Marina Marcondes Machado (02/10, Biblioteca Mário de Andrade).

Oficinas pelos Artistas Educadores do PIÁ (09/10):
Biblioteca Hans Christian Andersen
CEU Caminho do Mar
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes








Processos Artísticos, Tempos e Espaços - 2014




Encontro discute formação artístico-cultural na cidade de São Paulo.

No mês de setembro, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá o encontro Processos Artísticos, Tempos e Espaços. O evento é gratuito e acontecerá no Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural da Penha, Escola Municipal de Iniciação Artística, Biblioteca Hans Christian Andersen, Espaço Tendal da Lapa e Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro. Com o objetivo de discutir o tema da formação artística a partir da experiência dos Programas Vocacional, Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), a programação conta com rodas de conversa, vivências artísticas, encontro com artistas, além de um espaço expositivo com trabalhos dos participantes dos programas.

O encontro pretende abrir espaço para a participação do público a partir de reflexões sobre processos artísticos, ação cultural, ação artística e produção de conhecimento e pesquisa. Entre os convidados estarão presentes os professores doutores Lilian Amaral (Universidade de Girona - Espanha), Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA-USP), Patrícia Prado (Faculdade de Educação – USP) e Marcos Ferreira Santos (Faculdade de Educação – USP), além dos artistas Guto Lacaz e Roberto André e artistas dos programas.


O PIÁ tem como objetivo estimular processos criativos através da integração das linguagens artísticas e atende crianças de 5 a 14 anos. O Programa Vocacional é aberto a todos os interessados maiores de 14 anos e promove novas formas de convivência, aprendizado e transformação, por meio de processos criativos em Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas. A EMIA se dedica à iniciação artística de crianças de 5 a 12 anos em Música, Dança, Teatro e Artes Visuais. As linguagens artísticas são trabalhadas de forma integrada por artistas professores em diálogo com o espírito investigativo e brincante das crianças, respeitando seu modo de ser, pensar e criar arte.
 



Programação Completa


Material de Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário