EMIA





A Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), que há mais de 32 anos promove uma aprendizagem baseada no fazer artístico, na criatividade e expressividade, e no respeito pelas diferenças e pelas diferentes culturas para crianças dos 5 aos 12 anos. Isso é realizado através de uma metodologia própria, inovadora e em constante integração com as linguagens de Música, Dança, Teatro e Artes Visuais





HISTÓRICO

A Escola Municipal de Iniciação Artística foi criada em 1980. Tanto a estruturação e organização da escola como as suas primeiras diretrizes pedagógicas e artísticas foram pensadas e construídas pela sua primeira equipe de professores e funcionários, sob a coordenação da Professora Maria Eliza Bologna, coordenadora das Unidades de Iniciação Artística do Departamento de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e da Professora Dra. Marisa Fonterrada.
Por quase vinte anos, a escola ocupou apenas a Casa 03 do Parque Municipal Lina e Paulo Raia. A partir do ano 2000, com a mudança da Cinemateca Brasileira para outro local, passou a ocupar também as Casas 01 e 02, possibilitando assim a ampliação dos cursos e do número de alunos.

Pensada inicialmente como uma escola de iniciação artística que abordava duas linguagens, Expressão composta por (Teatro, Artes Plásticas e Movimento) e a linguagem da Música que tinha como principal finalidade apoiar e complementar o desenvolvimento musical dos alunos. No decorrer da história da escola essas linguagens foram conquistando cada vez mais espaço e criando contornos definidos e relevantes para iniciação artística das crianças.

Hoje as áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro compõem o universo da escola, sendo que o pensamento da equipe artísticopedagógica é de que todas contribuam igualmente para o processo de formação dos alunos.

Atualmente a EMIA oferece em torno de 1.800 vagas, que englobam
Alunos(as), ex-alunos(as) e pessoas da comunidade local.




Os cursos regulares integram as quatro linguagens artísticas - Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – e são oferecidos a partir das diferentes faixas etárias:


5 e 6 anos – com duas horas de aula e intervalo de dez minutos, uma vez por semana, com dois professores de linguagens diferentes concomitantemente, além do trabalho de adaptação e socialização, iniciam os alunos em duas linguagens artísticas.

  
7 e 8 anos – com três horas de aula e intervalo de quinze minutos, uma vez por semana, com dois professores de linguagens diferentes concomitantemente, que darão continuidade ao trabalho iniciado na faixa anterior, aprofundando e iniciando alguns conceitos ou ainda, no caso de turmas novas, a abordagem nas linguagens contempladas.
 


9 e 10 anos – nesta faixa etária as crianças passam a ter quatro horas de aula, com vinte minutos de intervalo, uma vez por semana, com quatro professores de linguagens diferentes concomitantemente, permitindo a integração das quatro linguagens.


11 e 12 anos – nesta faixa etária as crianças terão três horas de aula, uma vez por semana com intervalo de quinze minutos. O aluno escolhe uma dentre as quatro linguagens artísticas para prosseguimento e finalização de seu percurso na escola.
 

Os cursos Optativos são oferecidos nas quatro linguagens artísticas e se organizam da seguinte maneira:

Podem participar dos cursos optativos apenas os alunos regularmente inscritos nos cursos regulares tem como objetivo levar o aluno a aprofundar seu conhecimento em aulas específicas de determinada linguagem artística.




Com o intuito de ampliar, diversificar e aprofundar os conteúdos do currículo básico, a EMIA oferece a Orquestra Infanto juvenil, os Corais, Cordas Coletivas e Oficinas complementares a alunos, ex-alunos e comunidade.




A Escola Municipal de Iniciação Artística compõe-se de:

Diretora Geral: Márcia Soares de Andrade
Secretaria Administrativa: Carmen Olivieri , Ricardo Ferreira Gisolfi Pires
Assistente Artístico: Evandro Brito da  Silveira
Assistente Pedagógico: Andréia Pereira Marques de Carvalho
Secretaria de Alunos (as): Alzira Jacintho Mota, Carla Cassia Rozante Lima, Marina Massako Shikichi e Wanda Andrade M. Saracho
Portaria: Dulcinéia de Andrade Cesar e Margarida Jesus da Silva
Núcleo de Orientação Educacional: Andréia Pereira Marques de Carvalho, Cintia Gomes Zanco, Evandro Brito da  Silveira, Francisco Luiz da Costa Carvalho, João Carlos de Souza, Márcia Maddaloni e Mônica Olivetti Soares.
Coordenação de Dança: Márcia Maddaloni
Coordenação de Teatro: Francisco Luiz da Costa Carvalho (Chico Lú)
Coordenação de Artes Visuais: João Carlos de Souza
Coordenção de Música: Cintia Gomes Zanco e Mônica Olivetti Soares
Professores/Artistas:
Adriane Cristine Krindges Geraldini
Alexandre Medeiros de Oliveira
Ana Cláudia César
Andréa Fraga da Silva
Antonio Carlos Oliveira Jr
Antonio Correa Neto
Carlos Henrique Sgreccia
Celso Amâncio
Cristina Rogatko
Dalva Argentino
Eugênia Maria Nóbrega de Almeida
Fábio Augusto de Sousa Marques
Flávia Marques  Ferraz
Geraldo José Olivieri   Jr.
Giselle Loiacono Ramos de Azevedo
José Paulo da Rosa
Julia Barrera Salgueiro
Júlio Cezar G. Maluf
Karime Nivoloni
Liliana Maria Bertolini
Liseti T. V. Bonanin Martins
Márcia Naomi Ohtani (MARU)
Marco Glauco da Silva
Marcos Venceslau de Carvalho
Marcus Charles Felix G. Ferreira
Maria Berenice Simões de Almeida
Maria de Fatima Egydio F. Pimentel
Maria Silvia Monteiro Machado
Maristela Alberini Loureiro Campana
May Kahtouni
Meri Angélica Harakava
Milene Martins Cid Perez
Odino Fineo de Andrade Pizzingrilli
Priscilla Vilas Boas
Renata Facury
Rogério Rodrigues de Almeida
Ronaldo Ap. Barros Garcia
Rosa Maria Comporte
Rosana Bergamasco Silvestre
Rui Fernando Gonçalves Siqueira
Samira Martins Marana
Sheila Christina Ortega
Simone Laiz  de N. Lima
Sylvia Della Colletta Chiapetta
Thelma Antas Penteado
Thiago Arruda Leite
Valeska M.Guimarães Figueiredo
Wanderley Oliveira Pira
Wilson Bezerra Dias


Secretaria Administrativa e Secretaria de Alunos
As Secretarias da Escola são responsáveis pela escrituração, documentação e arquivos escolares, garantindo o fluxo de documentos e de informações facilitadoras, necessárias ao processo administrativo, artístico e pedagógico.




INSCRIÇÕES
As inscrições para o ano de 2014 estarão abertas somente nos dias 25 e 26 de novembro de 2013. Das 09h às 17h  – CASA 01.
No ato da inscrição: apresentar RG original da criança, para comprovar idade.





Atendimento na Secretaria de Alunos(as): 7h45 às 11h30 e das 13h às 16h30
5017-7552 / 5017-2192






Um comentário: